quinta-feira, 29 de maio de 2014

“Céus, isto fala!"




O imperador do Brasil conheceu a novidade chamada de telefone em 1876, em uma visita à Exposição Universal da Filadélfia, nos Estados Unidos. D. Pedro II já tinha contato com Alexandre Graham Bell e resolveu experimentar o invento que ele apresentava na mostra: o telefone. De acordo com historiadores, o imperador ficou tão impressionado que teria exclamado “Céus, isto fala!”. Sua atenção despertou a curiosidade de outros participantes da exposição, contribuindo para o sucesso e a disseminação do invento. 

O primeiro telefone do país teve sua instalação em 1877, no Palácio da Quinta da Boa Vista, onde atualmente funciona o Museu Nacional do Rio de Janeiro. A pedido de D. Pedro II foram implantadas as primeiras linhas telefônicas, interligando o palácio imperial às casas dos ministros.As obras faziam parte dos serviços de montagem da Western and Brazilian Telegraph Company – que explorava os telégrafos, iniciando suas atividades no país.

O primeiro aparelho desenvolvido por uma empresa brasileira foi baseado no clássico modelo desenvolvido por Ericsson e Siemens, o telefone da Multitel trazia o teclado giratório.






Referências: 

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0WzM/Primeiro_Telefone_Do_Brasil
http://antigoemoderno.blogspot.com.br/2012/03/do-telegrafo-grande-evolucao-do.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário