segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Robótica e Mecatrônica

A palavra robô vem do tcheco, robota, que significa trabalho forçado. Desde então, a palavra passou a ser usada para indicar seres mecânicos que podem fazer trabalhos semelhantes ou comandado pelos humanos. Os termos Robótica, Mecatrônica, Biônica e Inteligência Artificial se tornaram muito populares nos últimos anos.

Nota-se que o robô é um dispositivo autônomo ou semi-autônomo fabricado para funcionar de modo semelhante a uma entidade viva. Um automatismo ou um dispositivo mecatrônico é um dispositivo que se move, tem partes eletrônicas e mecânicas, e faz isso sob condições que são fixadas para ele e não por ele. Esse dispositivo inclui partes mecânicas, eletrônicas, programas, e tudo mais necessário para que ele alcance sua finalidade. Neste caso, podemos ter os robôs humanoides, que imitam na aparência os seres humanos, e os não humanoides, com formatos que se adaptam às suas finalidades (como exemplo os utilizados em indústrias).

A ideia básica de um robô prático é substituir os humanos em tarefas repetitivas, perigosas ou cansativas. A primeira ideia de robôs práticos está justamente associada à indústria. Os robôs industriais são justamente os primeiros a entrarem na categoria de máquinas operantes, fabricando coisas. Carros, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos são exemplos de coisas fabricadas por máquinas automáticas ou robôs, em substituição aos trabalhadores humanos numa linha de produção.

Hoje em dia quando se pensa em robótica, mecatrônica ou inteligência artificial, diversos itens comuns devem ser considerados. Os projetos nesses campos têm diversas semelhanças, a partir do instante em que todos usam eletrônica e mecânica. Isso significa que os mesmos blocos básicos podem ser usados em diversos projetos.  

Essa associação de dispositivos eletrônicos com mecanismos que levam a máquinas realizar uma grande quantidade de tarefas automaticamente que lhes parece indicar alguma inteligência é denominada de Mecatrônica (mecânica + eletrônica). 
A ideia básica dessa nova ciência é a “integração sinergística da mecânica, eletrônica e tecnologia da computação para produzir produtos ou sistemas avançados”. Pode-se considerar que a Mecatrônica é uma subdivisão da Cibernética.


Se levar em conta que a mecatrônica e robótica podem ser colocadas em blocos paralelos quando estudados seus circuitos e suas aplicações, elas têm muito em comum. Assim, muitos currículo de cursos de mecatrônica, tratam basicamente da construção de robôs. Da mesma forma, que os currículos de cursos de robótica interagem com a construção de dispositivos que integram a mecânica com a eletrônica.

Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário